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O gin é uma bebida destilada incolor aromatizada com ingredientes botânicos como cascas de frutas cítricas e coentro, mas o principal ingrediente utilizado é o zimbro. O zimbro também tem aroma acentuado, pungente e vivo. A especiaria se apresenta como uma pequena esfera escura com leve tom azulado, e explode em doçura no paladar quando mordiscada. O gin pode ser aromatizado diretamente com os botânicos ou podem ser adicionadas essências aromatizantes. Possui volume alcoólico aproximado de 40%.

Ele é produzido desde a Idade Média, quando sua principal aplicação era o uso medicinal. No entanto, no início do século XVII, os holandeses já o produziam em destilarias instaladas em Amsterdam e na segunda metade do mesmo século, a bebida chegou à Inglaterra. Ganhou muita popularidade na Inglaterra e não é à toa que os ingleses são conhecidos por elaborar diversos gins de qualidade.

O gin pode ser consumido puro ou em coqueteis, como o famoso gin tônica. As garrafas de vidro coloridas ou transparentes, de vários formatos e desenhos, com direito a cavas e relevos, chamam a atenção quando expostas em bares ou nas gôndolas de lojas especializadas.

Há muitos gins importados de qualidade que chegam ao Brasil, mas nós encontramos, em Minas Gerais, um empresário que se apaixonou pela bebida e resolveu produzi-la aqui mesmo. Confira abaixo a entrevista que fizemos com Lucas Rocha Resende.

Gastronautas: Você é chef de cozinha e se interessa por tudo que passa pelo paladar, mas por que o gin especificamente?

Lucas: Quando voltei da Austrália, fiz um curso de empreendedorismo pelo SEBRAE chamado EMPRETEC, e então criei uma empresa de fabricação de licores. Fiquei um tempo produzindo apenas os licores de tangerina, limão siciliano e limão cravo (capeta), até surgir a ideia de experimentar outros produtos. Fiz uma primeira experiência com o gin e gostei muito do resultado, pois foi bem aceito pelas pessoas que já compravam os licores. Eu me interessei pelo fato de ser uma bebida destilada versátil e excitante que utiliza uma variedade de botânicos. Eles se encaixam e brincam em coqueteis com uma vasta gama de ingredientes.

Gastronautas: Você continua cozinhando ou está se dedicando somente à produção de gin?

Lucas: Atualmente, além de me dedicar à produção de Gin, sou sócio em uma Parrilla, em Belo Horizonte, que é focada em carnes com cortes nobres e guarnições clássicas. O ambiente do restaurante é bastante descolado, conta com espaço para show, pista de skate e um espaço top para famílias.

Gastronautas: Quais foram/estão sendo os maiores desafios no que tange à produção do gin no Brasil?

Lucas: Nosso maior desafio é sair da escala artesanal para a industrial tendo em vista que a planta de uma destilaria é cara e demanda recursos, além de altos investimentos.

Gastronautas: Onde você buscou o conhecimento necessário para a operação?

Lucas: O conhecimento para a produção de Gin e dos licores foi adquirido durante o tempo que passei na Austrália e em pesquisas na internet. Hoje a internet facilita muito a busca por novos conhecimentos. Mas a base, aquilo que diz respeito aos sabores e à infusão, eu já havia adquirido com a cozinha.

Gastronautas: Quais estão sendo os maiores desafios em relação ao mercado para o produto?

Lucas: A maior dificuldade é de inserção. Como a nossa marca é nova, os consumidores acabam escolhendo produtos já consolidados no mercado. Nosso objetivo atual é atingir uma quantidade maior de consumidores.

Gastronautas : Qual o papel das mídias sociais na promoção do seu produto?

Lucas: O marketing nas mídias sociais é a estratégia que utilizamos para a promoção da marca e divulgação dos produtos. Atualmente as pessoas não apenas falam sobre o seu produto, elas utilizam as ferramentas que o mundo digital oferece como forma de interação direta com o público de interesse.

Gastronautas : Como você recomenda apreciar o gin? Pode compartilhar sugestões?

Lucas: O Gin é a bebida do momento, e podemos afirmar que há gin para todos os gostos!
É uma bebida que pode ser apreciada de diversas formas e em diversas ocasiões.
Eu penso que o bom e velho gin tônica com um toque de especiarias agrada bastante o público.
Tom Collins é também uma ótima sugestão. Esse drink é perfeito para dias de calor, pois é cítrico e refrescante.

Gastronautas: Obrigada. Desejamos muito sucesso nos seus empreendimentos, Lucas!