leitura 6 min
Se você se incomoda com essa generalização, não está sozinho. Afinal, as frutas vermelhas são quase sempre oferecidas misturadas em preparos que não nos deixam identificar o que está ali, apesar do gosto delicioso e da cor vibrante.
Chamamos de frutas vermelhas um conjunto de frutinhas vermelhas, rosadas e roxas, algumas bem escuras mesmo, quase pretas, que apresentam aparência e forma diversas. Enquanto as framboesas são rosadas, delicadas e constituídas de minúsculos gomos que formam um cacho ligeiramente arredondado, os mirtilos são pequenos grãos de casca roxa, relativamente grossa e encerada, com polpa suculenta.
As cerejas são como as azeitonas, variam a cor conforme o grau de amadurecimento, mas nos morangos o que varia são os aromas, que só terão aroma de morango se forem de um bom produtor. A cor eles não deixam escapar, são sempre vermelhos mesmo, mas quando não estão maduros a parte superior fica esbranquiçada. Essas duas frutas são mais correntes, porém, é justo lembrar das amoras, que são incluídas em praticamente todos os preparos que trazem a expressão ‘Wild Berries’ (frutas vermelhas silvestres) no rótulo e da groselha preta, ou cassis, como também é conhecida, utilizada em várias receitas na Europa, mas no Brasil assinalado pelo licor feito com a fruta.
Essas frutas são originárias do hemisfério norte, onde o ambiente é ideal para cultivá-las devido ao clima frio. Como podemos observar, elas são muito delicadas e temperaturas altas não permitem a sua produção. Por isso, o preço delas, principalmente o das mais frágeis, é elevado no Brasil. Mas o país tropical oferece uma fruta vermelha típica, rica em sabor e substância, e que encanta apreciadores de norte a sul. Uma vez restrita aos estados do norte, onde ela é produzida, há algumas décadas foi ‘descoberta’, e seu consumo cresceu exponencialmente de norte a sul do país, até que, finalmente, chegou aos mercados internacionais. Você já deve saber de qual fruta falamos aqui. É ele mesmo, o açaí. As formas de consumo são diversas; sucos batidos com banana ou laranja, smoothies ou na tigela com granola. Sempre bem gelado, ele é uma delícia. Uma versão arrebatadora é o açaí, morangos, framboesas, mirtilos e suco concentrado de uva, todos batidos juntos. Uma bomba de frutas vermelhas que tira qualquer um do piloto automático.
Agora que você já esclareceu e rememorou cada uma das principais frutas vermelhas, saiba que elas vão além da beleza da cor, da forma e do sabor. E caso ainda não esteja convencido, se abasteça de 5 motivos para consumi-las.
5 Motivos pelos quais você deveria inclui-las em suas refeições
1) São ricas em antocianinas, que são os componentes que as colorem. Acredita-se que, entre outros benefícios, elas possam reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, derrames e auxiliem na prevenção de várias outras doenças.
2) São muito versáteis e além de consumi-las in natura, você pode experimentar de diversas outras formas: em sucos, shakes, geleias, caldas, sobremesas como tortas e bolos, iogurtes e sorvetes;
3) Os mirtilos podem ser congelados, sem perder suas propriedades antioxidantes;
4) Têm sabor gostoso e baixas calorias;
5) São pequenas e práticas, então você pode lavá-las, colocá-las em um saquinho e comê-las como lanche. Dica: Se o dia estiver quente, coloque gelo nesse saquinho.