Leitura 3 min
Como o euro está muito valorizado em relação ao real, foi preciso escolher bem o que viria na mala e deixar o impulso de comprar guardado para, quem sabe, uma próxima viagem. Entre utilidades e delícias, reservamos seis boas compras feitas lá na Europa. Os vinhos foram todos degustados e bebidos lá mesmo, pois são pesados e ocupam muito espaço na mala. No final desse post damos dicas de delis, empórios e afins onde você poderá se abastecer na próxima viagem ao continente europeu.
Uma viagem sempre estimula os sentidos além da conta, e quando se trata de especialidades, dá vontade de trazer tudo o que apreciamos, não apenas pelo sabor, mas também pelas belas embalagens. Há compras, no entanto, com viés útil e que podem nos acompanhar no dia a dia no Brasil. A verdade é que esses objetos carregam o privilégio de nos conectar com o passado, por isso fazemos tanta questão de trazê-los. Se chega um momento em que o passado se apaga, foge da memória, e fotos e vídeos só registram recortes, é natural que esses apegos nos animem. E o sabor? Quando por fim decidimos desempacotar os doces e especialidades para sentir seus aromas e sabores, eles brincam com o imaginário e nos conectam com local onde os produtos foram feitos. Para quem sabe harmonizar e fazer bom proveito, a vivência é rica, mesmo longe. Voilà!
- Na foto acima Biscuit Rosé de Reims Fossier – É um biscoito champagne de Reims (a cidade do champagne). São da Fossier, fundada em 1756.
- Mel de Lavanda da Provence – Delicado e perfumado.
- Flor de Sal de Guérande IGP Reflets de France – Qualquer prato fica muito leve com esse sal. Utilize em preparos e saladas.
- Tábua de bambu para pão – Útil, pois se trata de uma tábua com tiras de bambu encaixada numa outra tábua que lhe dá suporte. O farelo cai todo ali.
- Café Suprêmo d’Arabica – Grand Cru d’Exception da Rombouts. – Sutil combinação de diversos grãos Arabica de todo o mundo. Aprendemos que não é somente o vinho que utiliza a denominação Grand Cru.
-
- Chaveiro bafômetro da Vin Bouquet – Por fim, uma peça-chave (esquece o trocadilho) que todos os motoristas que apreciam um bom vinho ou outra bebida alcoólica deveriam ter. É fabricado na Espanha.
Deixamos aqui também alguns endereços na Bélgica e na França onde você poderá encontrar esses e muitos outros produtos saborosos, úteis e interessantes.
BÉLGICA – Bruxelas
Neuhaus Chocolatier -Rue Xavier De Bue 58, 1180 Uccle, Bélgica
Fique atento. Estamos preparando um vídeo bem bacana no youtube onde mostramos um pouco mais dessa loja, cuja marca existe desde 1852. A Neuhaus foi a empresa que inventou o praline. A história é curiosa e inspiradora.
Catherine Fromagerie – Rue du Midi 23, 1000 Bruxelles, Bélgica
Uma queijaria de bairro, em pleno centro de Bruxelas. É difícil escolher, pois um queijo é melhor do que o outro. O de cabra coberto com cinzas é inusitado e mais difícil de achar no Brasil, então vale a experiência. Também tem queijo trufado
Delhaize– É um supermercado onde os belgas adoram comprar. Há várias lojas na cidade. Possui variedade de produtos alimentícios e conta com adega com vinhos internacionais e acessórios.
Fleur du Pain – Boulangerie e Pâtisserie – Parvis Saint-Pierre 8, 1180 Uccle, Belgique
Impressiona pela beleza na apresentação e pela forma com que trabalham as cores nos doces. O sabor reflete a escolha dos ingredientes frescos e de grande qualidade, além do domínio das técnicas francesas.
Le Chemin des Vignes – Parvis Saint-Pierre 5, 1180 Uccle, Bélgica
Loja de Vinhos. Possui rótulos diferenciados, sobretudo franceses. Oferece também garrafas magnum desses rótulos. Há acessórios finos, entre eles taças e decanters em vários formatos.
FRANÇA – Paris
Grand Épicerie – 38, rue de Sèvres 75007 Paris
Deleite para os sentidos. Especiarias, frutos do mar típicos do mar do norte, geleia de champagne, trufa gigante recheada com queijo, e muitos, muitos outros produtos. Há uma adega com vinhos de diferentes nacionalidades no subsolo.
Galeries Lafayette – Galeries Lafayette Paris Haussmann 40 Boulevard Haussmann 75009 Paris, França
São diversas estações e corners com imensa variedade de produtos gourmet. Alguns necessitam de interpretação ou explicação, pois são bem diferentes. Em cada estação, um tema diferente, e cada uma é gerenciada por proprietários individuais, o que torna a loja muito especializada.
Angelina – 108 Rue du Bac, 75007 Paris, França
Famosa loja especializada em macarons. As embalagens para presente são lindas e não amassam na mala.
Au Vieux Comptoir – 17 rue des Lavandières Sainte Opportune – 75001 PARIS
É um bistrô acolhedor. Estava operando apenas à emporter (para levar) devido às restrições impostas pelo governo em razão do COVID. A simpática proprietária, a Ana, me vendia vinhos diariamente. Ou em meia garrafa ou fracionado numa garafe. O atendimento é impecável e os pratos cheios de sabor. Entre eles, uma das sugestões foi consomé de abóbora, cabillaud com legumes e panna cotta com molho de maracujá.